Federação Portuguesa de Tiro

Pesquisar no site

  • ISSF

  • IPSC

  • MLAIC

  • WTFT

  • erabsf

Calendário 2018
  «   Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro  » 
s.
t.
q.
q.
s.
s.
d.
5
12
19
26
6
13
20
27
7
14
21
28
1
8
15
22
29
2
9
16
23
30
3
10
17
24
31
4
11
18
25


Você está aqui » home » Modalidades + » IPSC - Tiro IPSC
IPSC - Tiro IPSC


O que é o Tiro IPSC?

Com origem na Califórnia durante a década de cinquenta, rapidamente foi adoptado noutros continentes, nomeadamente, Europa, Oceânia, Africa e restante continente americano.

A federação que tutela esta vertente do Tiro, conhecida pelo acrónimo I.P.S.C. (International Practical Shooting Federation), nasceu nos E.U.A., em Columbia no estado do Missouri em maio de 1976.

Com grande dispersão geográfica, o Tiro IPSC é praticado em mais de sessenta países, denominados por Regiões.

O três elementos primordiais deste desporto são, Diligentia, Vis, Celeritas que significam Velocidade, Potência e Precisão, a par de segurança e o cumprimento rigoroso das regras estabelecidas. O balanço entre os elementos primordiais é fundamental para uma atitude vencedora em prova.

Actualmente são organizadas competições mundiais com armas curtas, espingardas e revólveres, no nosso país apenas estão autorizadas competições com arma curta, de calibre mínimo 9x19m/m.

A modalidade foi introduzida em Portugal em 1993, através de atiradores como Guilherme Chitas, Paulo Aires, José Pêgo e Fernando Almeida.

Para um atleta se iniciar nesta modalidade são necessários os seguintes passos:
  1. Estar inscrito num clube desportivo.
  2. Estar filiado na Federação Portuguesa de Tiro.
  3. Possuir licença federativa tipo C e curso na disciplina IPSC.
Para mais informações consulte a secção Regulamentos.

  

Equipamento básico

É obrigatório o uso de óculos de protecção e tampões para os ouvidos.

Depois dependendo das necessidades de cada atirador existem diversos acessórios como um coldre de competição, cintos com porta-carregadores, etc.


Como é a competição?
A prática da modalidade tem a seguinte organização, carácter local (clube), regional (região norte-centro- sul e ilhas) e nacional.

As competições são realizadas em espaços abertos, compartimentados (boxes) e traduzem-se na execução de pistas (Stages), sob rigorosas medidas de segurança, nas quais o atleta tem que resolver um determinado exercício, composto por alvos de papel e/ou de metal, colocados estrategicamente, de uma forma rápida e precisa, acompanhado por um árbitro que controla e fiscaliza as acções do atirador (Range Officer). A acção é dinâmica e de proximidade raramente é disparado um tiro além dos 45m.

  

Os calibres utilizados são no mínimo de 9x19m/m, este poder de fogo representa a principal herança deste desporto moderno, o seu manuseamento em passo rápido e por vezes mesmo em corrida torna a sua execução muito dificil em relação aos restantes desportos de precisão.

A competição tem 5 Divisões daí depende o tipo de arma permitida.

As Divisões são Open, Standard, Modificada, Produção e Revólver. Cada qual com as suas especificações, determinando e influenciando o desempenho e o decorrer da acção.

Alvos são diversificados entre fixos, dinâmicos ou reactivos. Nos percursos são definidas situações que o competidor tem de cumprir sem penalizações, os obstáculos que encobrem os alvos, impôem ao atirador uma boa forma fisica, sentado, deitado ou de pé tudo é viável para aumentar a espectacularidade da acção mantendo competidores e público em geral entusiasmados. A imprevisibilidade da imaginação dos criadores dos precursos pode ser estimulante e constituir um grande desafio.

Quero chamar a atenção para um pormenor, mas de grande importância, todas as ordens dos juizes-árbitros, aqui denominados por "Range-officers", são dadas em inglês.

Assistir a uma competição é uma experiência muito interessante e particularmente divertida, a velocidade da acção prende-nos a atenção e propociona-nos momentos de grande emoção.






contactos

Rua Luís Derouet, N.º 27 – 3.º Esq
1250-151 LISBOA
Tel.- +351 21 387 45 94 / 21 387 47 89
Fax - +351 21 385 96 06
Email: fptiro@fptiro.net
Consulte aqui a previsão do Tempo

Loja FPT